home > Qual é o melhor horário para se tomar sol?

Qual é o melhor horário para se tomar sol?

Saber dosar a permanência diária de exposição ao sol é extremamente importante à saúde. Com alguns poucos cuidados necessários, é possível obter benefícios. Um dos cuidados mais recomendados é evitar tomar banho de sol quando há maior risco de queimaduras.

Banho de sol

Foto: Reprodução / Viva Bem

Médicos e especialistas indicam os períodos ideais de exposição: até às 10 horas da manhã e após as 16 horas. A maior incidência de raios UVB no espaço de tempo compreendido entre esses horários pode prejudicar sua pele e acarretar problemas futuros, por isso evite.

Independentemente do horário, no entanto, atente-se ao uso do protetor solar – caso a exposição se dê entre 10h e 16h, utilize-o ainda mais, com fatores de proteção maiores. Dias nublados com mormaço também podem causar queimaduras, por isso esteja protegido sempre.

Dê prioridade ainda à utilização de óculos escuros, bonés e chapéus, importantes para complementar a proteção contra os raios nocivos à pele.

Benefícios

A exposição ideal não só evita problemas, como também auxilia muito na saúde: o contato com os raios solares é indispensável ao ser humano. Através dele obtemos 90% da vitamina D presente em nosso corpo – os outros 10% resumem-se a alimentos como leite, gema de ovo e manteiga.

Por isso, queira você um corpo bronzeado ou não, tome as precauções necessárias e obtenha o melhor proveito da exposição ao sol. Sua saúde agradece!

Fontes: G1, Atrevida