home > Bodyboard para iniciantes

Bodyboard para iniciantes

O bodyboard é um ótimo esporte a ser praticado nas praias de Santa Catarina e do litoral brasileiro. Desafiadora e saudável, a atividade necessita somente de uma prancha e de boa vontade para treinar bastante.

A quem está começando, deve-se destacar que no início não é tão fácil como parece – e é aí que mora o desafio. O respeito ao mar é também de grande importância, principalmente aos inexperientes. O cuidado e a segurança são essenciais para a prática do desporto.

Após a checagem das boas condições, parte-se à prática inicial na qual o atleta se posiciona acima da prancha de maneira basicamente intuitiva, com o corpo no meio da prancha e o peito levemente levantado.

A remada, com braços bem esticados, deve garantir a maior força possível para empurrar. Os pés auxiliam nessa tarefa quando batidos com eficiência, lembrando que a velocidade é o ponto principal no bodyboard.

Para dropar (descer) a onda é preciso posicionar-se à frente dela, remando e batendo os pés a fim de apanhá-la rumo à sua direção – esquerda ou direita. De acordo com tal direção, agarra-se à prancha de maneira específica: o braço de fora vai mais ou menos esticado, com a mão posicionada próxima ao centro da prancha; o braço de dentro vai deitado, com a mão segurando a parte da frente da prancha, formando um ângulo de 90º.

As manobras, ao menos no início, devem ser evitadas até que o praticante domine o drop. Caso decida arriscar já de início, deve-se estar preparado para alguns “tombos”. Não se esqueça ainda da sessão de alongamento e aquecimento antes de entrar na água: 10 minutos são suficientes para evitar maiores problemas.