home > Blog

Blog

01

Ago

Postado em

Guia manezinho: como se fala em Florianópolis

O Brasil todo fala português, mas cada região imprime à língua suas próprias variações. Em Florianópolis não é diferente: o sotaque e as expressões são bem características. A maneira como se fala na Ilha é única e agradável.

Alguns dos aspectos mais marcantes são a rapidez na pronúncia, uso abundante de diminutivos e entonação própria nas letras “s” e “z”. Fala-se de um modo cantado que se mescla a um assobiado. Por isso, para quem não é nativo, muitas vezes pode não ser uma tarefa fácil acompanhar os diálogos dos manezinhos, mas, ouvindo com bastante atenção, é apenas questão de tempo para se acostumar.

floripa girias

(Foto: Reprodução / Getty Images)

Por exemplo, “arrombasse” é uma expressão de aprovação, significando “você fez/foi muito bem”. “Dás um banho” também é utilizada nesse sentido. Significa “foste extraordinário”, mas pode, ainda, ser usada de forma irônica quando alguém faz algo estúpido.

Quando chamam alguém de “nojento”, é uma espécie de “xingamento carinhoso” (um xingar sem a intenção de xingar). Usa-se principalmente quando a pessoa fez alguma coisa um pouco esnobe, meio bobinha, dando uma de “sabe-tudo”.

Já quando chamam uma pessoa de “malina” não é nada carinhoso: isso porque o termo quer dizer malvado, mal-intencionado.

“Mandrião” é um homem preguiçoso. Já “bestunto” é uma pessoa estúpida. Se alguém “tá com a tica”, está bravo. “Inticar” é implicar. O versátil “ó-lhó-lhó” pode indicar tanto admiração quanto sarcasmo, dependendo da situação e da entonação.

Pergunta-se “tás tolo?” quando se acha que a pessoa está abobada, falando ou fazendo besteira.

floripa

(Foto: Reprodução / Wonderful Trips)

E o pãozinho francês, você sabe que nome ganha na Ilha? É o tão famoso e consumido “pão de trigo”.

Outro aspecto que se destaca é a repetição de pronomes e adjetivos interrogativos para dar ênfase às perguntas, por exemplo: “como é que pode, como?”, “quem foi que fez isso, quem?”.

Se ainda restar alguma gíria que o turista não conhecer, ele não precisará se preocupar: os nativos de Floripa geralmente têm grande paciência e simpatia para explicar os detalhes! :) E, devido à grande quantidade de peculiaridades, até mesmo alguns habitantes da Ilha às vezes se confundem.

Fonte: Nossa Ilha

30

Jul

Postado em

As 10 praias mais bonitas da Grécia

Na Grécia há uma enorme variedade de praias; tem para todos os gostos! Veja uma lista com as mais bonitas:

1) Navagio

Já foi considerada pelo Huffington Post a praia mais bonita do mundo. Tem mar de cor azul intensa contrastando com a areia fina e branca, além de um lindo rochedo em seu entorno. Seu apelido é “Praia do Naufrágio” devido ao navio Panagiotes, que servia para contrabando e foi destruído com o tempo. Há, ainda, outra atração: vista panorâmica a partir de uma plataforma que fica no topo da montanha, de onde se pode ver a ilha de Zaquintos.

praias grecia – navagio

(Foto: Reprodução / Nômades Digitais)

2) Porto Katsiki

Fica a sudoeste da ilha de Lefkada. A água é cristalina e o acesso a ela se dá através de 347 degraus até a montanha. O pôr do sol lá é de tirar o fôlego.

praias grecia - Porto Katsiki

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

3) Falásarna

Considerada uma das praias mais espetaculares de Creta, sempre é incluída no top 10 das melhores praias europeias. Sua areia branca e fina e as águas quentes e cristalinas conquistam muitos turistas no mundo todo.

praias grecia - Falasarna

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

4) Mavra (Praia Preta)

É a praia mais popular da ilha de Xios. Exótica, é toda de pedras pretas e com água azul escura.

praias grecia - mavra

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

5) Kléftkos

Localizada na ilha de Milos, essa praia só é acessível por barco. O azul-turquesa das águas é impressionante!

praias grecia - Kleftkos

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

6) Agios Prokopios

Fica na ilha de Naxos. É a praia perfeita para quem procura sossego. Com ambiente descontraído, é bastante tranquila.

praias grecia - Agios Prokopios

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

7) Paleokastritsa

É a mais famosa e movimentada praia da ilha de Kerkyra. Possui beleza inigualável, e tem passado por várias mudanças para melhorar a infra-estrutura turística.

praias grecia - Paleokastritsa

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

8) Agia Anna

Destaca-se pela cor de sua água, que está entre as mais azuis do país. Fica na ilha Amorgos.

praias grecia – Agia Anna

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

9) St. Paul

A Praia de St. Paul, situada na ilha de Rhodes, é uma pequena baía rasa. A cor de esmeralda e o fato de ser cercada por rochas fazem dela uma das mais fantásticas praias da Grécia.

praias grecia - St. Paul

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

10) Praia Vermelha

A Praia Vermelha de Santorini tem pedrinhas vermelhas e pretas; seu contraste com as águas azul-turquesa é belíssimo.

praias grecia – Praia Vermelha

(Foto: Reprodução / Uma Brasileira na Grécia)

Referências: Uma Brasileira na Grécia, Nômades Digitais

28

Jul

Postado em

Lendas de Florianópolis

O carinhoso apelido “Ilha da Magia” não é por acaso: a história do lugar é recheada de mitos e lendas que são repassados de geração para geração. Elas tornam Florianópolis uma cidade ainda mais enigmática e fascinante.

lendas florianopolis 1

(Imagem: Franklin Cascaes | Reprodução / Nossa Ilha)

lendas florianopolis 2

(Imagem: Franklin Cascaes | Reprodução / Nossa Ilha)

As bruxas são a lenda mais conhecida da capital catarinense. Conforme contam os moradores mais velhos, as bruxas chegaram a Floripa nos mesmos navios em que vieram os açorianos. Elas se reuniam na Ilha para atacar pescadores, roubar barcos e brincar com as tarrafas e animais. Por exemplo, davam nós nas crinas dos cavalos.

Alguns nativos contam que o método para desmascarar uma bruxa é muito simples: deve-se tirar todos os móveis da sala de casa e, bem no meio, a dona da casa precisa repetir bem alto 3 vezes o nome da mulher que ela desconfia ser bruxa e que se encontra por perto. Se a mulher realmente for bruxa, ela irá aparecer e perguntar “A senhora me chamou?”, simulando inocência.

lendas florianopolis 3

(Imagem: Reprodução / Nossa Ilha)

Outras lendas

Há também outros mitos na Ilha da Magia, como o do Boitatá e o do Lobisomem. Popularmente, descreve-se o Boitatá como uma chama de fogo gigante que pode deixar as pessoas que chegam perto cegas, loucas ou até mesmo matá-las. De acordo com a lenda, quando se encontra o Boitatá, é preciso ficar parado e manter os olhos bem fechados. Após algum tempo, a chama irá desaparecer.

Já o lobisomem, segundo conta a população, costumava se “roubar” o calor do corpo de qualquer animal que encontrasse deitado no chão, usando esse calor para realizar sua transformação. Os mais antigos dizem, ainda, que o lobisomem poderia aparecer a qualquer dia e assumir qualquer forma.

Fonte: Nossa Ilha

Page 1 of 34712345...102030...Last »